
-Evolução Historia do cinema
O Cinema é a única arte que tem data, hora e local de nascimento – 28 de dezembro de 1985 no Salão Indien, Subsolo do Grand Café de Paris, no Boulevard dês Capucines, 14, às 21 horas.Os Irmãos Lumière inventaram o ‘’cinematógrapho’’ que segundo eles seria para fins científicos, mas Geoges Méliès um mágico ilusionista da época pediu o aparelho para os irmãos que o negaram, pois disseram que não teria o menor futuro como espetáculo.Méliès conseguiu um aparelho na Inglaterra e fez seu primeiro filme e hoje o cinema é considerado arte, graças ao mágico que usou o aparelho não só para capturar movimentos, mas sim, para contar histórias.
No inicio histórias curtas de no Máximo duas bobinas até que um dos grandes representantes do cinema de todos os tempos fez o primeiro longa-metragem, David Wark Griffith dirigiu o glorioso filme Nascimento de uma Nação (The birth of a Nation, 1915).O Cinema a partir daí tornou-se uma industria de contar histórias, surgiram grandes diretores e produtoras, surgiu então em 1927 o primeiro filme com som O Cantor de Jazz (The Jazz Singer) e em 1933 surgiram os dois primeiros filmes a cores, o desenho animado da Walt Disney Flowers and Threes e o longa-metragem Becky Sharp de 1935. O Cinema e sua linguagem passaram por muitas mudanças.
A Maior dessas mudanças talvez seja a montagem dos filmes que Serguei Mihailovitch Einsenstein praticamente tinha formado toda sua estrutura.Essa mudança ocorreu quando na década de 50 a televisão estava em quase todas as casas, assim nascia uma nova geração, pois o publico que crescia vendo todas aquelas imagens estavam entendendo todo processo de continuidade das historias com mais facilidade.Um exemplo disso podemos tomar por cenas de algum filme: Um carro desgovernado vai tragicamente na direção de uma casa, destrói as paredes e a família que estava dentro do local entra em choque ao ver um carro dentro de sua casa. A câmera no cinema teria que registrar isso duas vezes: a primeira seria uma cena externa mostrando o carro destruindo as paredes da casa, a outra seria por dentro da casa onde novamente seria filmado o carro entrando e destruindo mais uma vez a parede.Esta era a linguagem que o cinema usava para demonstrar a cena para as pessoas para que tivessem maior entendimento, mas após a televisão isso se torna um processo cansativo para o espectador que já está mais acostumado e com maior capacidade de compreensão dos fatos na tela e a partir daí a montagem tem de ser mais rápida, sem repetições ou cenas longas.
Quando assistimos hoje em dia filmes da década de 40 ou 50, temos a impressão de ser algo chato ou entediante, pois as cenas são demasiadamente longas e cansativas e é justamente por este motivo que a linguagem cinematográfica teve que avançar junto ao seu público.
Hoje em dia se discute sobre o digital.Com os Avanços tecnológicos existem atualmente câmeras de alta definição que não necessitam mais de película, câmeras pesadas e grandes, mas o termo ‘’filmagem’’ foi alterado para ‘’gravação’’.Os mais saudosistas acreditam que essa seja a morte do cinema, mas grandes diretores como Lars Von Trier que ganhou a Palma de Ouro no festival de Cannes em 2002 com o filme Dançando no escuro (Dancer in the Dark, 2002) provam que ‘’o cinema ainda é uma arte criança’’ como disse o crítico Luiz Carlos Merten, pois esta evoluindo a cada dia.
-Características do meio de comunicação
As pessoas tendem a gostar de um tipo característico de filmes, como Drama, Terror, Suspense, Romance e Comédia que são os mais conhecidos e que mais agradam o público são estes os chamados Blockbusters, filmes de grande produção na maioria das vezes feitos em Hollywood.Existe também o chamado cinema ‘’Cult’’, filmes com baixo orçamento, mas que fogem dos padrões hollywoodianos cheios de happy end (Final feliz) e da chamada Mis em scène (Filmes com atores famosos).
Nesta categoria chamada também de cinema marginal onde os diretores praticam de forma transgressora a pratica de cinema, temos muitos movimentos e gêneros aos quais o mundo deve agradecer, pois contribuíram e muito para a historia do cinema.Na Itália tivemos o neo-realismo que surgiu após a segunda guerra mundial, onde os Diretores italianos como Píer Paolo Pasolini, que contavam historias de esperança e retratando como estava a Itália naquela época.Na França a Grandiosa Nouvelle Vague surgiu, de jovens cineastas que estavam cansados dos mais velhos dominarem seu país quando em Hollywood o que estava em alta era à rebeldia de James Dean, contando assim, com novos planos e a utilização da câmera-na-mão para retratar historias de romantismo que desconfiavam do amor.Na Alemanha tivemos o Expressionismo, onde a arte se manifestava claramente diante da câmera com paredes tortas, iluminação escura o que retratava de forma mais pessimista o que os italianos retrataram com esperança no neo-realismo após a segunda guerra mundial.No Brasil com o diretor Glauber Rocha surgiu o ‘’Cinema Novo’’ que mostrou para o publico a fome, a miséria e a real situação do povo brasileiro, fantasma esse que continua presente até hoje em nosso cinema.
Já se passaram mais de cem anos desde o surgimento do cinema e é considerado arte graças a grandiosos diretores que não só mostraram historia mas sim revoluções e mensagens através da câmera como Jean-Luc Godard, Píer Paolo Pasolini, David Wark Griffith, John Ford e muitos outros que criaram uma linguagem que ultrapassa o visível para expressar o invisível na tela.A Via da arte é a mais nobre do cinema, mas ela nasceu e foi popularizada em feiras onde era cobrado apenas um níquel, tornando-se assim em um veiculo de comunicação em massas.Quando assistimos a um filme nos deixamos levar por aquelas imagens e esquecemos de nossa vida e acabamos mergulhando naqueles minutos e vivemos a vida dos personagens.O Cinema imita e investiga a vida, o cinema é a construção do humanismo, é a arte realista como disse o critico francês André Bazin, Janela aberta para a realidade para o critico gaúcho Hélio Nascimento, Moldura para o diretor russo Serguei Mihailovitch Einsenstein.
(Bibliografia)
Pré-cinemas e Pós Cinemas - Arlindo Machado - Papirus Editora.
O Que é cinema? - Jean-Claude Bernadet – Editora brasiliense.
Cinema entre a realidade e o artifício – Luiz Carlos Merten – Editora Artes e Ofícios.
-Texto que fiz para um trabalho na faculdade de jornalismo na disciplina de Psicologia sobre meios mídiaticos.
Um comentário:
Puxa, gostei desse post!
Uma verdadeira aula! rs
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