segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Tarantino, plagiador ou mestre?

Photobucket

Acusado por plagiar e abusar de violência e termos racistas em seus filmes, Quentin Tarantinomuitas vezes não é levado a sério, vendeu seu primeiro roteiro para Tony Scott, The True love (Amor à queima roupa, 1993) e para Oliver Stone Natural Born Killers (Assassinos por Natureza, 1994), conseguiu assim levantar fundos para realizar seu primeiro filme “Reservoir Dogs” (Cães de aluguel, 1992), mas só alcançou o sucesso quando lançou seu segundo filme ''Pulp Fiction'' (Tempos de Violência, 1994).Foi um baque para o mundo cinematográfico, foi com Pulp Fiction que ganhou o Oscar de melhor roteiro e a Palma de ouro no festival de Cannes.
Em 1997 quando lançou Jackie Brown a critica ainda era favorável a tarantino, mas as opiniões se dividiram quando o diretor se envolveu em projetos com o diretor Robert Rodriguez para fazer filmes de terror na linha exploitation. Agora vamos rever os fatos.David Wark Griffith ao assistir o filme de Orson Welles, Cidadão kane (Citizen Kane), disse o seguinte: ''Estes Alemães me copiaram tudo!''.Griffith fez sua crítica acusando Welles de plagiador, assim como muitos outros, mas o que Orson Welles fez foi aprender com o cinema a fazer cinema.Bebeu no expressionismo alemão usando a iluminação ''noir'', bebeu de John Ford as dimensões de cenário.Estamos no ano de 2008 e o filme Cidadão Kane de Welles ainda é considerado o melhor filme de todos os tempos.
Então porque acusar Tarantino de plagiador? Até mesmo Pedro Almodóvar já disse em entrevista para o livro ''Grandes diretores de Cinema'' ''Roube a idéia do filme'' e o próprio Tarantino disse ''Nunca freqüentei escolas de cinema, eu frequentei o cinema.'' Agora ao fato de abusar de violência gratuita, fica clara a influência que Tarantino tem do cinema Exploitation e do cinema blaxsploitation.O Filme de Russ Meyer, Faster, pussycat! Kill! Kill! É uma das fontes que tarantino tem em suas referências cinematográficas.Deixou clara sua paixão ao cinema exploitation com o filme Grind House (Grind House eram casas que exibiamfilmes de terror de baixo orçamento).
Há quem vê beleza na arte da exploração, há quem vê arte na violência.Sobre racismo, Tarantino mesmo da sua resposta com o filme Jackie Brown.Adaptado de Elmore Leonard o filme conta com a musa dos blaxploitatin, Pam Grier.Em 1970 surgiu em Hollywood o cinema para os negros, filmes famosos eram adaptados em versõespara negros e totalmente destinado ao publico negro e é daí que Tarantino tira suas referencias também. Seria então sensato acusar Quentin Tarantino de plagiador ou racista?As pessoas que dizem isso provavelmente não entendem de cinema.Tarantino não só se inspira nas artes mais underground do cinema como as melhora com seu próprio estilo usando diálogosafiados e cenas ''belíssimas'' de pura violência.No filme Kill Bill, além de todas suas fontes ele se inspira no Western e no cinema oriental, junta tudo e faz uma grande obra prima de sátira.O sangue que jorra por toda tela sai de filmes ninjas orientais de baixo orçamento e até mesmo de grandes diretores orientais como Akira Kurosawa e Masaki Kobayashi. Tarantino é um gênio e isso é fato.Ousado, audacioso e profundo entendedor do cinema, não só do cinema comercial de Hollywood, mas dos gêneros mais obscuros e menos reconhecidos como arte.Tarantino é um dos melhores diretores de todos os tempos.


Segue abaixo o genial curta ''Tarantino's Mind'' com Selton Mello e Seu Jorge:

Nenhum comentário: